Investigadores identificaram o mecanismo molecular que poderá explicar por que motivo as constipações podem despoletar ataques de asma, dá conta um estudo publicado na revista “Science Translational Medicine”.
Cerca de 80 a 90 por cento dos ataques de asma são causados por infeções das vias respiratórias. A maioria destes vírus são rinovírus, que também são a causa predominante das constipações. Apesar de as doenças causadas por este tipo de vírus levarem a sintomas moderados, estes podem infetar os pulmões e, em indivíduos com doenças respiratórias, como a asma, podem despoletar ataques severos, conduzindo por vezes à hospitalização.
Os investigadores do Imperial College London e do King’s College London (no Reino Unido) constataram que uma molécula do sistema imunológico, a citoquina IL-25, desempenha um papel importante no efeito do rinovírus nos indivíduos asmáticos. O estudo constatou que a IL-25 é induzida pela infeção por rinovírus e é capaz de levar à produção de outras citoquinas tipo 2, criando desta forma uma cascata destas moléculas que comanda a resposta imune tipo 2, ou seja os ataques de asma.
“O nosso estudo demonstrou pela primeira vez que as células das vias respiratórias dos indivíduos asmáticos são mais propensas a produzir a IL-25, que consequentemente despoleta uma cadeia de eventos que causa os ataques de asma. Ao atingir esta molécula que se encontra no topo da cascata, poderemos talvez ser capazes de desenvolver um tratamento para este tipo de reação”, revelou, em comunicado de imprensa, Nathan Bartlett.
Os investigadores tentam agora bloquear a IL-25 em humanos e investigam outras vias que possam contribuir para o controlo da asma.