Todos os pais se preocupam quando acham que o seu filho “está pálido” ou “com olheiras”. E muitas vezes começam a pensar se a causa não será uma anemia. Todos conhecem este termo, mas poucos sabem o que realmente significa e o que pode estar por trás. Hoje, vamos falar de anemias. Para isso, selecionei as perguntas que no consultório me fazem com maior frequência a respeito desta doença e irei responder a cada uma delas.
O que se passa no sangue?
No sangue de todas as crianças existem umas células especiais, chamadas glóbulos vermelhos, que têm uma função muito importante. Elas vão buscar aos pulmões o oxigénio que respiramos e, através do sangue, são responsáveis por o levar a todo o corpo. Todas as células do nosso corpo necessitam de oxigénio para sobreviver e morrem em poucos minutos se este faltar. Se de repente desaparecessem os glóbulos vermelhos o nosso corpo acabava por morrer em poucos minutos.
Para transportar o oxigénio cada glóbulo vermelho tem no seu interior uma proteína chamada “hemoglobina”. É a hemoglobina que segura o oxigénio dentro do glóbulo vermelho durante o transporte através do sangue.
O que é uma anemia?
Uma anemia existe quando no sangue de uma criança existe pouca hemoglobina. Desta forma o sangue não consegue transportar o oxigénio desde os pulmões até ao resto do corpo. Geralmente, nestas situações, existem também poucos glóbulos vermelhos. Como é a hemoglobina que dá cor ao sangue, este fica mais pálido.
Quando devo pensar que o meu filho tem uma anemia?
As manifestações de uma anemia não são habitualmente muitas. A mais frequente é a palidez da pele, dos lábios, das unhas. Este é, de longe, o sinal mais frequente e que tantas vezes inquieta os pais e os avós. Para além disso a criança queixa-se habitualmente de cansaço, irritabilidade, tonturas ou dores de cabeça.
Em alguns tipos especiais de anemia pode aparecer uma coloração amarelada da pele e as fezes e urina da criança podem ficar mais escuras. Nos casos mais raros o fígado e o baço da criança podem aumentar de tamanho o que pode levar os pais a acharem que a barriga da criança está mais saliente.
Existem vários tipos de anemia?
Sim. Na verdade existem dezenas de tipos de anemia diferentes, mas todos têm em comum o facto de a criança ter menos quantidade de hemoglobina (e muitas vezes glóbulos vermelhos) no sangue.
A anemia mais frequente é a provocada por falta de ferro. O ferro é um metal que é fundamental para a produção de hemoglobina. Sem ferro o nosso organismo não é capaz de produzir hemoglobina. Sem hemoglobina o nosso sangue não consegue transportar o oxigénio. Sem oxigénio todas as células do nosso organismo morrem. Assim, o ferro é um factor fundamental para que tudo corra bem e não admira que a sua falta seja a principal causa de anemia.
Noutros casos a anemia surge por um defeito genético e outras pessoas na família também sofrem deste problema.