Encontrar uma clinica médica em Lisboa de qualidade e com prestigio nem sempre é facil. Quer se trate de um visitante ou de um novo residente em Lisboa, a ideia de encontrar um médico num lugar desconhecido pode ser assustadora.
Mesmo os planos de férias mais detalhados não incluem uma viagem ao hospital – afinal, ninguém pretende ficar doente ou magoado durante as férias. E, como novo expatriado, pode não ter estabelecido uma relação com um médico logo de início.
Não se preocupe. Se alguma vez precisar de cuidados médicos em Lisboa, poderá encontrar médicos altamente qualificados. É uma cidade moderna com um extenso sistema de saúde, e é comparável a outras nações da UE.
Continue a ler para informações sobre cuidados de saúde públicos e privados em Portugal e como encontrar um médico em Lisboa.
Clinica Privada em Lisboa: Médicos em Lisboa
Os cuidados de saúde estão disponíveis para todos em Portugal, quer seja um cidadão vitalício, um novo residente, ou um turista que tenha sofrido um acidente.
Qualquer pessoa pode consultar um médico em Lisboa; a principal diferença estará no custo do tratamento. Como não residente, poderá ter de pagar o preço integral dos cuidados médicos – embora o “preço integral” possa ser menos caro do que os residentes dos EUA estão habituados.
A capital de Portugal tem centros de saúde públicos e privados, pelo que encontrar um médico – seja ele um médico de cuidados primários ou um especialista – é relativamente fácil, mesmo quando se é novo na cidade.
Como encontrar um médico em Lisboa
Como turista ou expatriado em Lisboa, tem algumas opções para encontrar um médico:
Opção 1
Se for uma emergência, ligue para o 112. É como o 911 nos EUA, e irá contactar o pessoal de emergência que pode enviar uma ambulância, bombeiros ou polícia.
Opção 2
Se não for uma emergência, pode procurar no website do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O SNS é a agência nacional de saúde de Portugal, e o seu website inclui uma página de pesquisa de médicos em Lisboa e em todo o país.
Opção 3
Se procura especificamente um médico de língua inglesa em Lisboa, pode consultar as listas em qualquer um dos sítios seguintes:
– Embaixada e Consulado dos EUA em Portugal
– Serviço Consular Britânico em Portugal
E os médicos que falam outras línguas para além do inglês e do português?
Se procura médicos em Lisboa que falem outras línguas, verifique Trip Medic. Este é um site muito útil que ajuda pacientes a encontrar médicos que falam a sua língua. Por agora, está limitado a algumas dezenas de cidades na Europa e no México – mas Lisboa está entre elas, por isso está tudo bem.
Qual é a diferença entre visitar um médico de clínica geral e visitar um centro de saúde em Lisboa?
Os médicos de clínica geral (GPs) fornecem principalmente cuidados preventivos e educação sanitária aos pacientes. Tratam de condições médicas comuns e podem encaminhá-lo para um especialista para tratamento posterior, caso necessite.
Muitos médicos de clínica geral em Portugal trabalham em clínicas ou hospitais privados.
Um centro de saúde faz parte do sistema público de saúde português. Os centros de saúde têm geralmente vários médicos residentes disponíveis e o padrão de cuidados é geralmente muito bom – embora a espera para consultar um médico possa ser mais longa do que com uma clínica ou hospital privado, especialmente para especialistas ou cirurgiões.
Consultar o médico de um centro de saúde
Como mencionado acima, os tempos de espera para consultar um médico nos centros de saúde pública de Lisboa podem ser longos – mesmo mais longos se tiver de consultar um especialista ou de ser operado.
Obter uma consulta pode demorar várias semanas ou mesmo meses, se não for uma emergência.
Continue a ler o artigo para saber mais acerca de clínicas médicas em Lisboa.
De que documentos precisa para se registar no sistema público de saúde?
Cidadãos portugueses e residentes legais em Portugal podem ser registados no sistema público de saúde em Portugal. Os turistas não podem registar-se no sistema público, mas podem ainda assim obter tratamento de emergência, se necessário.
Como recém-chegado legal residente em Portugal, precisa primeiro de obter o seu numero de utente (número nacional de saúde).
Embora o registo seja gratuito, pode ser um processo confuso. Nem todos os centros de saúde lhe darão a mesma informação, e nem todos pedirão para ver a mesma papelada.
No entanto, a papelada que deve ser fornecida por si ao centro de saúde é a seguinte:
- O seu cartão de cidadão português, passaporte, ou outro documento de identificação válido
- Documentação com prova de residência
- Documentação mostrando o seu NIF (número fiscal português)
Se for um expatriado dos EUA, provavelmente recebeu o seu NIF antes de estabelecer residência.
Tenha em mente que tem de atualizar o endereço associado ao seu NIF para refletir a sua residência atual e efetiva em Portugal. Depois, certifique-se de que tem consigo a documentação NIF atualizada quando solicitar o seu número de utente.
Para se inscrever para obter seu número de utente, dirija-se ao centro de saúde designado para a sua área de residência. Uma vez registado, a taxa habitual para uma consulta médica irá custar-lhe cerca de 4,50 euros.
O baixo custo, claro, é compensado pelos longos tempos de espera.
Devido a estes tempos de espera excessivos nos centros de saúde públicos, muitos expatriados em Lisboa optam por utilizar instalações médicas privadas porque estão menos ocupados e são de fácil acesso. Os tempos de espera são geralmente mais curtos, seja para uma consulta com um médico de clínica geral ou com um especialista.
E os seguros de saúde privados?
Com os seguros de saúde privados, tem um acesso mais rápido a consultas médicas em hospitais e clínicas privadas.
Os prestadores de seguros de saúde privados têm geralmente uma rede abrangente de instalações médicas privadas espalhadas por todo o país. Também tem mais escolhas em relação aos médicos de clínica geral e especialistas do que com o sistema público de saúde.
E se eu precisar de cuidados de emergência num hospital?
Os cuidados de emergência estão disponíveis para todos – visitantes ou residentes.
Quando estiver medicamente estabilizado, ser-lhe-á pedido que apresente provas do seu estatuto de residência e seguro de saúde, ou ser-lhe-á cobrada a taxa normal. Note-se que os americanos ficam muitas vezes surpreendidos ao encontrar a “taxa normal” pode ser substancialmente inferior ao que esperariam após uma visita a uma sala de emergência nos EUA.
E se eu precisar apenas de aconselhamento médico, e não de cuidados de emergência?
Portugal tem também uma linha de aconselhamento médico de 24 horas para consultas de saúde não urgentes. Se estiver em Portugal, basta marcar 808 242 424.
Mantenha as suas férias no bom caminho, mesmo que precise de consultar um médico.
Se vai visitar Lisboa, esperemos que nunca precise de interromper as suas férias para uma visita médica. Mas se o fizer, lembre-se que o seguro de viagem pode ser uma dádiva de Deus. Para ler os nossos conselhos sobre seguros de viagem, incluindo recomendações de seguradoras, clique aqui.
Todos os sistemas de saúde têm os seus inconvenientes, claro – e Portugal não é exceção – mas se alguma vez precisar de consultar uma clínica médica em Lisboa, basta lembrar-se que tem muitas opções.