O cártamo é uma planta. A flor e o óleo das sementes são utilizados como remédio.
O óleo de sementes de cártamo é utilizado para prevenir doenças cardíacas, incluindo “endurecimento das artérias” (aterosclerose) e AVC. É também utilizado para tratar febre, tumores, tosse, problemas respiratórios, condições de coagulação, dores, doenças cardíacas, dores no peito e lesões traumáticas. Algumas pessoas usam-no para induzir a transpiração; e como um laxante, estimulante, anti perspirante e expetorante para ajudar a soltar o catarro.
As mulheres usam por vezes óleo de cártamo para períodos menstruais ausentes ou dolorosos; usam flor de cártamo para provocar um aborto.
Nos alimentos, o óleo de sementes de cártamo é utilizado como óleo alimentar.
No fabrico, a flor de cártamo é utilizada para colorir cosméticos e tingir tecidos. O óleo de semente de cártamo é utilizado como solvente de pintura.
Como é que funciona?
Os ácidos linolénico e linoleico no óleo de sementes de cártamo podem ajudar a prevenir o “endurecimento das artérias”, baixar o colesterol, e reduzir o risco de doenças cardíacas. O cártamo contém químicos que podem diluir o sangue para prevenir coágulos, alargar os vasos sanguíneos, baixar a pressão arterial, e estimular o coração.
USOS & EFICÁCIA
Possivelmente Eficaz para…
- Colesterol elevado. Algumas investigações sugerem que tomar óleo de cártamo como suplemento dietético ou substituí-lo por outros óleos na dieta ajuda a baixar o colesterol total e de baixa densidade lipoproteína (LDL ou “mau”). Contudo, não parece baixar outras gorduras no sangue chamadas triglicéridos ou aumentar o colesterol de alta densidade lipoproteína (HDL ou “bom”).
Possivelmente Ineficaz para…
- Baixo peso à nascença. Algumas investigações sugerem que a adição de um produto específico de óleo de cártamo (Safola by Marico Industries Ltd.) a leite materno ou fórmula infantil não melhora o ganho de peso ou a espessura da pele em bebés de baixo peso à nascença.
Insuficiente evidência para avaliar a eficácia…
- Fibrose cística. As primeiras investigações mostram que a ingestão de óleo de cártamo por via oral durante um ano não melhora os marcadores de teste ou a gravidade da fibrose cística nas crianças.
- Diabetes. As primeiras pesquisas mostram que a ingestão de óleo de cártamo por via oral durante 3 semanas pode aumentar os níveis de glucose no sangue em pessoas com diabetes tipo 2. O óleo de cártamo não parece afetar os níveis de insulina ou a sensibilidade insulínica.
- Colesterol elevado que é transmitido através das famílias (hipercolesterolemia familiar). As provas sobre os efeitos do óleo de cártamo no tratamento do colesterol elevado que é transmitido através das famílias são contraditórias. Algumas pesquisas iniciais sugerem que a substituição de manteiga dietética por óleo de cártamo diminui o colesterol “mau” das lipoproteínas de baixa densidade (LDL) em pessoas com esta condição. Outras pesquisas não mostram efeitos benéficos.
- Hepatite C. As primeiras investigações sugerem que a toma de um produto específico contendo açafroa, sementes de abóbora, sementes de banana, e madressilva japonesa (EH0202) por boca durante 3 meses reduz o desconforto geral, inchaço, náuseas e vómitos em pessoas com hepatite C. No entanto, a quantidade de vírus da hepatite C presente no corpo não parece ser afetada.
- Tensão arterial elevada. As provas sobre os efeitos do óleo de cártamo na pressão sanguínea são contraditórias. Algumas investigações iniciais sugerem que tomar óleo de açafroa por via oral durante 6-8 semanas baixa a tensão arterial em pessoas com tensão arterial alta. Contudo, outras evidências sugerem que a toma de óleo de cártamo não é eficaz para baixar a pressão sanguínea.
- Uma condição de pele escamosa (frynoderma). As primeiras investigações sugerem que a ingestão de óleo de cártamo contendo vitamina E e ácido linoleico por boca durante mais de 8 semanas pode melhorar a secura e aspereza da pele em pessoas com frinodermia.
- Febre.
- Tumores.
- Tosse.
- Problemas respiratórios (condições que afetam os tubos respiratórios chamados tubos bronquiais).
- Perturbações da circulação sanguínea.
- Dor.
- Perturbações menstruais.
- Dor no peito.
- Lesões traumáticas.
- Obstipação.
- Abortos.
- Outras condições.
São necessárias mais provas para avaliar a eficácia do cártamo para estas utilizações.
EFEITOS LATERIAIS
O óleo de sementes de cártamo é PROVAVELMENTE SEGURO para a maioria das pessoas quando tomado por via oral.
ONDE POSSO COMPRÁ-LO?
O óleo de cártamo é fácil de encontrar onde quer que se encontre. Se vive em Portugal, pode comprar cápsulas de óleo de cártamo através de uma loja de suplementos online ou realizando uma pesquisa online por lojas de suplementos físicos e comprando-o pessoalmente.