O Sargenor 5 é indicado como um estimulante intravenoso para a pituitária para a libertação da hormona de crescimento humano em doentes onde a medição da reserva pituitária para HGH pode ser de utilidade diagnóstica. Pode ser utilizado como auxiliar de diagnóstico em condições tais como panipopituitarismo, nanismo pituitário, adenoma cromófobo, craniofaringioma pós-cirúrgico, hipofisectomia, traumatismo pituitário, acromegalia, gigantismo e problemas de crescimento e estatura.
Se o teste de hipoglicemia de insulina tiver indicado uma deficiência de reserva pituitária para HGH, é aconselhável um teste com Sargenor 5 para confirmar a resposta negativa. Isto pode ser feito após um período de espera de um dia. Como os doentes podem não responder ao Sargenor 5 (Injecção de Hidrocloreto de Arginina, USP) durante o primeiro teste, o doente não responsivo deve ser testado novamente para confirmar o resultado negativo. Um segundo teste pode ser realizado após um período de espera de um dia. Alguns doentes que respondem ao Sargenor 5 não respondem à insulina e vice-versa. A taxa de falsas respostas positivas para Sargenor 5 é de aproximadamente 32%, e a taxa de falsas respostas negativas é de aproximadamente 27%.
Dosagem para adultos
A dose recomendada para adultos é de 30g de cloridrato de arginina (300 mL de Sargenor 5) administrado por infusão intravenosa durante 30 minutos. A dose total não deve exceder 30g de cloridrato de arginina. Ver Instruções de Utilização para instruções de preparação.
Dosagem pediátrica
A dose pediátrica recomendada é de 0,5 g/kg de cloridrato de arginina (5 mL/kg de Sargenor 5) administrada por infusão intravenosa durante 30 minutos. A dose total não deve exceder 30 g de cloridrato de arginina.
- Para pacientes com peso igual ou inferior a 59 kg, retirar uma dose baseada no peso de um frasco selado de Sargenor 5 e colocá-lo num recipiente separado para infusão intravenosa, para evitar a entrega inadvertida e a administração do volume total do recipiente comercialmente disponível. Ver Instruções de Utilização para instruções de preparação.
- Para pacientes com 60 kg ou mais, a dose recomendada é de 30 g de cloridrato de arginina (300 mL de Sargenor 5). Ver Instruções de utilização para instruções de preparação
Procedimento de teste
A infusão intravenosa de Sargenor 5 é uma parte do teste de medição da reserva pituitária da hormona de crescimento humano e, para uma administração bem sucedida do teste, as condições e procedimentos clínicos devem ser os seguintes
- O teste deve ser agendado de manhã após uma noite de sono normal, e um jejum noturno deve continuar durante o período de teste.
- Os pacientes devem ser colocados em repouso na cama durante pelo menos 30 minutos antes do início da infusão. Deve-se ter o cuidado de minimizar a apreensão e a angústia. Isto é particularmente importante nas crianças.
- O Sargenor 5 (Arginine Hydrochloride Injection, USP) é uma solução hipertónica e só deve ser infundido através de uma agulha interna ou de um cateter mole colocado numa veia ante cubital ou outra veia adequada.
- Um horário desejável para colher amostras de sangue é de -30, 0, 30, 60, 90, 120 e 150 minutos.
- O Sargenor 5 deve ser infundido começando no tempo zero a uma taxa uniforme que permitirá que a dose recomendada seja administrada durante 30 minutos.
- As amostras de sangue devem ser prontamente centrifugadas e o plasma armazenado a -20°C até serem testadas por um dos procedimentos de radioimunoensaio publicados.
- Os resultados dos testes de diagnóstico que mostram uma deficiência de reserva hipofisária para HGH devem ser confirmados por um segundo teste com Sargenor 5, ou pode-se optar por confirmar com o teste de hipoglicemia de insulina. É aconselhado um período de espera de um dia entre os testes.
Instruções de utilização
O Sargenor 5 é fornecido como uma solução pronta a usar para pacientes com 60 kg (132 lbs) ou mais e não deve ser mais diluído. Para doentes pediátricos com 59 kg (130 lbs) ou menos, deve ser colocada uma dose num recipiente separado. Seguir as instruções de preparação abaixo.
Os medicamentos parentéricos devem ser inspecionados visualmente para deteção de partículas e descoloração antes da administração, sempre que a solução e o recipiente o permitam.
Utilizar apenas se a solução for clara. Deitar fora qualquer produto não utilizado.
Seguir estas instruções usando uma técnica asséptica. Como o Sargenor 5 para uso intravenoso é fornecido em recipientes de vidro, é necessário um conjunto de infusão intravenosa padrão de filtragem de ar com um filtro de ar bacteriano.
- Utilizar apenas se a solução for clara e o selo estiver intacto. Examinar cuidadosamente a garrafa em busca de provas de danos, por exemplo, pequenas fendas, amolgadelas no selo, ou áreas de pó seco no exterior. Não administrar conteúdo se tal dano for encontrado.
- Retirar a tampa de plástico da garrafa para expor a rolha de borracha, tendo o cuidado de não contaminar o local alvo da rolha com dedos, cabelo, roupa, etc. Executar de imediato o passo #3.
- Com a pinça de fecho fechada, remover o protetor de esterilidade do conjunto de administração e inserir imediatamente o conjunto com um impulso rápido no centro da rolha com a garrafa em pé sobre a mesa. (Empurrar diretamente – não torcer – torcer pode provocar o corrimento da rolha).
- Inverter rapidamente a garrafa para estabelecer automaticamente o nível de líquido na câmara de gotejamento e verificar a existência de vácuo, observando o aumento de bolhas de ar filtrado. Eliminar a garrafa se não houver vácuo ou se a solução não for clara.
- Tubagem transparente de ar. Proceder com a infusão.