O SEO tornou-se uma bíblia para qualquer pessoa consciente da importância do posicionamento do seu site na venda dos seus produtos ou serviços. Ferramenta fundamental para garantir a visibilidade e o reconhecimento de uma marca, são muitas as tendências que partem do Search Engine Optimization ou, o que é o mesmo, do Search Engine Optimization.
Entre as várias técnicas de otimização que podemos trabalhar para aumentar o tráfego e a presença de um negócio na web, propor uma estratégia de Linkbuilding através do uso de backlinks é uma das decisões mais inteligentes que podemos tomar. É por isso que hoje existem empresas sérias para comprar backlinks. Você não sabe do que estamos falando? Continue lendo e tire todas as suas dúvidas!
O que é um backlink
Um backlink é um link em um site externo para nossa página que redireciona para ele. É a forma ideal para uma marca ganhar autoridade, uma vez que tanto o Google como outros motores de busca relevantes consideram que o facto de muitas páginas web sem marca apontarem para ela é um sinal de que se trata de um site com alguma importância, o que afeta o classificação orgânica desses mecanismos de busca, que mostrarão suas publicações em melhores posições quando terceiros falarem sobre você.
Imagine que você deseja posicionar uma loja online de suplementos esportivos. Se você conseguisse que mídias como ‘Marca’ ou ‘Men’s Health’ colocassem um link para o seu site, a consideração que o Google teria por você aumentaria consideravelmente da noite para o dia. O mesmo que se você fosse o responsável por um novo restaurante no centro e o blog mais famoso da sua região, dirigido por jornalistas influentes de seu estado, publicasse uma crítica sobre o seu negócio com um link para qualquer uma das seções de sua página.
Por que os backlinks são importantes?
Cada link externo postado no site de terceiros que aponta para o seu projeto é uma indicação de quão valioso, confiável e útil é o seu conteúdo para mecanismos de pesquisa como o Google. Pense neles como votos de confiança. Portanto, quanto mais backlinks obtivermos, melhores posições alcançaremos nos mecanismos de pesquisa. Uma agencia de link building é especializada na técnica de criação deste tipo de link.
Embora o algoritmo do Google esteja em constante mudança, a verdade é que os backlinks foram a base do algoritmo original do popular mecanismo de busca, conhecido como PageRank. Apesar de este algoritmo, como dissemos, não deixar de atualizar, no caso dos backlinks, a sua influência ao nível da classificação nos seus resultados de pesquisa continua a ser decisiva.
Quando falamos de backlinks, falamos basicamente de um dos aspectos fundamentais das estratégias de SEO junto com a qualidade do conteúdo que publicamos. Quer se trate de um projeto recém-chegado ou se a nossa presença na web já existe há vários anos, é importante ter um número significativo de backlinks que apoiem a nossa atividade. Isso aumentará nosso alcance e a confiança de nosso público-alvo, que verá o reconhecimento de outros sites e do Google como fator determinante na escolha de nossos produtos e serviços.
Tipos de backlinks
Em relação à classificação dos backlinks, é possível diferenciar até quatro categorias desse tipo de link. É importante ter clareza sobre suas diferenças para que possamos identificá-los corretamente, trabalhar os tipos que mais nos convém e entender como eles se distinguem uns dos outros. Vá em frente:
Links dofollow
São os links externos mais comuns, que já indicam ao Google que as páginas para as quais são direcionados são confiáveis, o que se traduz em um tiro de autoridade para aquele site.
Claro, a desvantagem é que enquanto a autoridade das páginas para as quais é apontada aumenta, a do site em que estão inseridas tende a diminuir, principalmente se vierem de locais com pouca relevância que podem abusar dessa estratégia com o objetivo de Get a trade para melhorar sua presença. Eles são benéficos, especialmente quando vêm de sites com grande audiência ou reconhecimento.
Quanto mais links dofollow apontarem para o nosso site, mais confiança os motores de busca terão no nosso site em geral. São links convencionais, que ao nível do código HTML não requerem qualquer tipo de distinção, algo que acontece com os links nofollow.
Links nofollow
São links que requerem especificações no código HTML, onde são diferenciados com o comando rel=”nofollow” , que indica ao Google que são links que não devem ser rastreados e, portanto, não devem ser levados em consideração. para aumentar sua autoridade.
Criados especialmente para evitar SPAM, com eles o impacto no posicionamento é ínfimo ou totalmente nulo. São links que geram tráfego e que podem nos ajudar a conseguir clientes, então têm seus benefícios, mas não geram impacto no posicionamento do nosso site e, portanto, nas páginas de resultados do Google.
Até setembro de 2019, os links nofollow incluíam aqueles links gerados por usuários em um site e aqueles que eram gerados de forma patrocinada, mas é nessa época que aparecem dois novos atributos que dão origem a dois novos tipos de backlinks .
Links UGC
Através do atributo rel=”ugc” , este tipo de links ( conteúdo gerado pelo usuário ) define aqueles links criados pelos usuários dentro de uma página web. São links que geralmente são inseridos em fóruns ou nos comentários de posts de blogs, que o Google consegue identificar como links criados de forma colaborativa por quem visita um site.
São links que podem ser categorizados como nofollow se não quisermos que sejam seguidos e podem ser usados em combinação com as duas categorias de links anteriores.
Links patrocinados
São aqueles links que podemos identificar através do atributo rel=”sponsored” , que indica que são links pagos após um acordo de colaboração.
De fato, o Google é capaz de identificar se um link foi contratado, algo que pode acarretar penalidades em termos de SEO para o nosso site. Por isso é importante que sempre que os links forem comprados, esse atributo seja utilizado para evitar que o SEO off-page de um site acabe sendo afetado.