Em que pode um profissional de saúde mental (psicólogo) em Lisboa ajudar? Existem imensas coisas em que um profissional de saúde mental pode ajudar, desde um problema de saúde mental até àqueles que não sentem que encontram um bom diagnóstico para o seu problema de saúde. Não é preciso cumprir os critérios de diagnóstico para procurar ajuda! Muitas das questões que são abordadas na terapia são questões comuns, assim como questões mais complexas. A terapia é para todos!
1. Se a sua capacidade funcional for prejudicada
Por vezes, questões psicológicas ou emocionais podem interferir com a escola ou com o trabalho. Também podemos afastar-nos ou evitar compromissos sociais. Podemos estar a ter dificuldades nas relações sociais ou românticas. Podemos até ter conflitos com amigos, ou podemos estar a ter dificuldade em manter essas relações. Se qualquer questão emocional estiver a interferir com a sua capacidade de discernimento em qualquer aspeto da sua vida, pode valer a pena abordar essa questão, uma vez que a mudança é possível. Já não precisa de viver a vida dessa forma. Encontrar um bom psicologo em Lisboa pode ajudar a melhorar a sua vida
2. Apoio após uma experiência traumática
Por vezes, vivenciar algo traumático pode ter um impacto na vida e no bem-estar emocional das pessoas. Com o apoio de um profissional, pode ser gerido e processado de uma forma segura e permitir a um indivíduo gerir melhor as suas vidas. Alguns tipos de traumas incluem direta ou indiretamente o abuso sexual, abuso emocional, negligência, violência física, acidentes rodoviários, morte súbita ou inesperada, guerra, desigualdade ou um diagnóstico sério de saúde física. Não é necessário ter experimentado algo traumático para ir à terapia, mas se o tiver feito, a terapia pode apoiar no processamento desse trauma.
3. Quando se está uma sentir angústia emocional.
Exemplos disto podem ser mudanças de humor significativas que se tornam angustiantes para si. Podem ser emoções que lhe pareçam avassaladoras ou emoções que não considere que consiga lidar com elas. Pode simplesmente não se sentir o mesmo, ou sentir-se um pouco em baixo. Pode também haver situações difíceis ou emoções com as quais esteja a debater-se. Independentemente de qual seja a emoção, se sentir que precisa de apoio para a gerir ou lidar com ela, a terapia pode ser uma excelente forma de aprender algumas estratégias novas.
4. Quando estiver a utilizar estratégias de sobrevivência inúteis
Por vezes, quando lutamos com quaisquer dificuldades, fazemos o que podemos para nos sentirmos melhor. Infelizmente, isso pode ter consequências negativas na nossa saúde e felicidade, e é provável que não seja uma solução a longo prazo para lidar com as emoções. Algumas estratégias comuns para lidar com as emoções podem incluir álcool, drogas, comida, jogo, sexo ou fumo. claro que nenhuma destas, isoladamente, é um problema de saúde mental, mas se se tornarem a única estratégia de lidar com as dificuldades ou se começarem a afetar a sua vida, as suas relações, as suas finanças, a sua saúde, ou o impacto do seu bem-estar mental, um profissional de saúde mental poderia apoiá-lo na realização de mudanças.
5. Dificuldades de Relacionamento (Juntos ou Individualmente)
Ir a um psicólogo poderia apoiar alguém com a sua relação, quer fosse em conjunto ou individualmente. O apoio à saúde mental pode ser útil se quiser melhorar a comunicação, se quiser compreender melhor o seu parceiro ou se quiser compreender-se melhor a si mesmo. Por vezes, as pessoas solteiras vão à terapia, se tiverem dificuldades em manter uma relação. A terapia também pode ser útil se quiser processar experiências difíceis ou eventos traumáticos que possam estar a ter impacto na sua relação.
Continue a ler o artigo para descobrir mais razões para consultar um psicólogo em Lisboa.
6. Desenvolvimento Pessoal
Ir ver um profissional de saúde mental não é apenas para um problema ou uma desordem. Por vezes, ver um profissional é compreender um pouco melhor a forma como se vê o mundo, apoiando-o na construção de relações, ajudando-o na sua relação com a alimentação, gerindo o stress no trabalho, construindo confiança, ou mesmo tornando-se um melhor pai. Ver um terapeuta não significa que tenha algo de “errado” consigo. por vezes, ver um terapeuta tem a ver com desenvolvimento pessoal.
7. Desenvolver novas estratégias de sobrevivência
Por vezes as pessoas que consultam um psicólogo querem desenvolver algumas novas formas de lidar com dificuldades ou stress. Isto pode servir como apoio para viver com alguém que tem um problema de saúde mental, por sofrer de stress no trabalho, stress de relacionamento, problemas de saúde física, ou qualquer tipo de angústia emocional. Existem muitas circunstâncias da vida que podem exigir estratégias diferentes ou novas formas de lidar com o stress. Por vezes, mesmo circunstâncias de vida positivas podem ser stressantes, por isso, se se descobrir que está a lutar contra algumas circunstâncias de vida, um terapeuta pode ser útil.
8. Apoio ao Ajuste à Mudança
Por vezes pode ser o processo de adaptação à vida após algum tipo de mudança – pode ser a perda ou mudança de uma relação, emprego, luto, casa ou amigos. Por vezes é o processo de alcançar a mudança que pode não ter conseguido antes – iniciar uma relação, construir uma relação positiva com a comida, reparar uma relação atual, construir autoconfiança, ou gerir a ansiedade são todos exemplos realmente bons. independentemente do tipo de mudanças que se pretende fazer, um psicólogo pode apoiá-lo na realização das mesmas.
9. Um problema é a diminuição da sua qualidade de vida
Talvez esteja a sentir vergonha ou embaraço por uma experiência que tenha tido e nunca tenha falado dela. Talvez esteja a encontrar dificuldades emocionais que diminuam a sua felicidade ou qualidade de vida. Talvez queira dar um passo na sua carreira, mas tenha medo ou esteja preocupado. Talvez não esteja a entrar numa relação devido à ansiedade. independentemente da razão, se as dificuldades emocionais ou psicológicas estão a diminuir a sua qualidade de vida, é certamente algo que vale a pena abordar.
10. Merece-o
Merece colocar-se em primeiro lugar e satisfazer as suas necessidades emocionais e psicológicas. Talvez essas necessidades nunca tenham sido satisfeitas antes, talvez nunca tenha posto a sua própria felicidade em primeiro lugar, e a terapia pode ser uma forma de o fazer. As suas dificuldades ou desafios merecem ser resolvidos por si.
Há muito bons psicólogos em Lisboa. Aqui tem uma lista dos mais recomendados:
- Psicologia de Lisboa
- Psicóloga Jessica Tacoen
- Psicóloga Claudia Caires
- Clínica Alto dos Moinhos
- Associação Lavoisier
- Teresa Fragoso
- Clínica de Psicologia de Lisboa
- Espaço Babyteen
- HAPPY
- Terapia Sexual
Esperamos que este artigo o ajude na sua busca por um psicólogo em Lisboa e qualquer dúvida basta enviar um e-mail para a nossa equipa.