Sente que precisa de psicoterapia em Lisboa? A investigação tem demonstrado que as condições de saúde mental podem ser tratadas eficazmente. Como os cientistas têm refutado os estigmas que envolvem a saúde mental, mais pessoas têm reconhecido o valor da terapia moderna. As companhias de seguros são agora obrigadas a cobrir e tratar as condições de saúde mental. Mais pessoas do que nunca podem ter acesso aos verdadeiros benefícios da terapia.
A psicoterapia – também conhecida como terapia de conversa – tem ajudado milhões de pessoas. A terapia conversacional pode ajudar os indivíduos a superar a dor do seu passado e a desenvolver estratégias de sobrevivência para o futuro. Pode também ajudar uma pessoa a definir os seus objetivos, esclarecendo quem são e o que querem da vida.
As pessoas em terapia de conversação exploram os seus humores e comportamentos num lugar seguro. Um profissional de saúde mental pode fornecer uma nova perspetiva sobre uma questão. Podem dar às pessoas uma melhor compreensão das suas próprias emoções. Os terapeutas em Lisboa podem também ensinar capacidades de comunicação para transmitir essas emoções. A terapia pode promover a própria autoestima, relações e perspetivas de vida.
A psicoterapia pode ser particularmente útil para indivíduos com as seguintes preocupações:
Ajuda com a Depressão
A depressão é uma das condições de saúde mental mais comuns no mundo. É mais do que tristeza por um revés ou um período de luto após a perda de um ente querido. É a miséria crónica que impede a qualidade de vida de alguém. A depressão envolve frequentemente problemas de sono, mudanças de apetite, e sentimentos de culpa ou apatia.
O tratamento pode ajudar os indivíduos com estes sintomas. O tratamento psicoterapêutico para a depressão depende da confiança e do apoio emocional. Um terapeuta eficaz proporciona às pessoas um ambiente confortável e privado para se curarem. Juntos, eles examinam as causas e potenciais soluções para as suas preocupações. Os terapeutas ajudam os indivíduos deprimidos a construir novas formas de pensar e de reagir. A terapia pode permitir que as pessoas voltem a ter contacto com os seus entes queridos e às atividades de que mais gostam.
Aqui estão alguns tipos de depressão que os profissionais tratam frequentemente:
- A Transtorno Depressivo Maior tem sintomas suficientemente graves para ter impacto na vida diária. É a forma mais frequentemente diagnosticada de depressão.
- A Perturbação Depressiva Sazonal afeta os indivíduos durante os meses mais frios do ano.
- A distimia, também chamada distúrbio depressivo persistente, dura pelo menos dois anos. Os seus sintomas são mais suaves do que os da desordem depressiva principal.
Ajuda com a Ansiedade
A ansiedade é uma das condições de saúde mental mais comuns. Quase metade dos indivíduos diagnosticados com depressão também experimentam alguma forma de ansiedade.
A ansiedade difere do stress ocasional que todas as pessoas experimentam. A ansiedade clínica é um sintoma contínuo e crónico. As pessoas com ansiedade encontram-se no limite a maior parte do tempo. Podem esperar que algo de mau aconteça, mesmo que não haja provas para esse medo. Este estado pode facilmente causar complicações sociais. Algumas pessoas com ansiedade lutam para controlar as emoções. Podem tornar-se demasiado autoconscientes ou esquivas.
A psicoterapia pode ajudar as pessoas com ansiedade a recuperar a sua bússola na vida. Uma pessoa pode fornecer contexto para as suas emoções, identificando as causas subjacentes. Em vez de ficar paralisada pelo medo, pode compreender as suas emoções, aceitá-las e fazer progressos reais em direção aos seus objetivos.
Tal como a depressão, a ansiedade pode manifestar-se sob diferentes formas, incluindo:
- A Ansiedade Generalizada é caracterizada por uma ansiedade constante e intensa. As preocupações parecem muitas vezes desproporcionadas ao problema.
- A Ansiedade Social envolve altos níveis de stress dentro dos ambientes sociais. Pode dissuadir as relações e encorajar o isolamento.
- As fobias são receios invulgares e intensos de um cenário, situação ou objeto. As pessoas com fobias esforçam-se por evitar os seus gatilhos.
- O Mutismo Seletivo é uma fobia social por normal mais vista em crianças. As crianças com mutismo seletivo têm a capacidade de falar. No entanto, têm dificuldade em falar em situações sociais fora de casa.
Ajuda com Obsessões/Compulsões
As obsessões são pensamentos persistentes e indesejados. Normalmente as obsessões são fixas num determinado tópico ou objetivo. As compulsões são comportamentos repetitivos e irracionais que os indivíduos sentem que devem fazer. As pessoas realizam frequentemente compulsões para aliviar o stress causado pelas suas obsessões.
Um profissional de saúde mental ajuda as pessoas com estas condições a examinar objetivamente os seus comportamentos. Revelam os padrões de pensamento negativo de um indivíduo e oferecem alternativas produtivas às compulsões. Com ajuda, os indivíduos podem quebrar o ciclo da sua angústia.
As condições obsessivas e compulsivas tratadas pelos profissionais da saúde mental incluem:
- A perturbação obsessiva compulsiva (TOC) envolve rituais repetitivos. Os indivíduos com TOC experimentam uma ansiedade intensa se não realizarem estes rituais.
- A dismorfia corporal faz com que os indivíduos se fixem nas falhas percebidas na sua aparência física.
- O entesouramento envolve a recolha de uma grande quantidade de objetos. A desorganização ocupa espaço desproporcionado em casa e afeta a qualidade de vida das pessoas.
- A tricotilomania obriga as pessoas a arrancar o seu próprio cabelo.
- Cleptomania refere-se à compulsão de roubar.
Ajuda nas Relações
A psicoterapia também pode ajudar os indivíduos a melhorar as suas relações. Os profissionais de saúde mental concentram-se em ajudar as pessoas a abrir linhas de comunicação umas com as outras. As pessoas utilizam este tratamento para ganharem perspetiva sobre os problemas de relacionamento que surgem. Podem também utilizar a terapia de forma preventiva quando sabem que os problemas estão no horizonte.
Entre os tipos de terapia para as relações normalmente procuradas estão:
- A Terapia Familiar pode envolver tanto casais como filhos. O seu objetivo geral é melhorar as relações.
- O Aconselhamento Matrimonial centra-se na relação esponsal entre dois parceiros. O seu objetivo é resolver conflitos e fortalecer os laços de um casal.
Psicoterapia em Lisboa
A psicoterapia em Lisboa pode ajudar as pessoas a lidar com uma vasta gama de experiências. Qualquer pessoa pode desfrutar dos benefícios da terapia, quer queira estabelecer objetivos de vida ou estabelecer relações saudáveis. Não precisa de estar numa crise debilitante para obter apoio.
Se as pessoas forem proactivas em relação à sua saúde mental, podem evitar que as suas preocupações se transformem num problema maior. A terapia pode proporcionar alívio dos sintomas e restaurar a qualidade de vida das pessoas. Pode ajudar as pessoas a aprenderem a ser elas próprias novamente.
Todos têm desafios emocionais. Na sociedade atual, as soluções estão disponíveis para mais pessoas do que nunca. Ninguém precisa de sofrer sozinho.
Em Lisboa, poderá encontrar vários profissionais qualificados que o ajudarão a alcançar a saúde mental, como por exemplo:
- Ana Durão Consultas e Terapias
- Mafalda Almeida Bruno
- Marisa Dolores
- Raquel Ferreira